quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Juntos e Misturados; As Três Maneiras de Aprender a Ler"

O que não faltou na Escola CAIC Jorge Humberto Camargo, foi criatividade para despertar nos alunos o gosto e interesse pela leitura em suas mais diferentes formas.Por isso as professoras de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física elaboraram projetos onde pudesse ser estimulado a leitura, o teatro, a dança e outras formas de expressão.
A Professora CIBELE FERNANDES ressaltou na OFICINA DE CORDEL como leitura de conhecimento regionalístico e cultural com apresentação dos personagens "Lampião e Martia Bonita"
A referida ação do Projeto, faz parte do PDE (Programa Direto na Escola)











A OFICINA DE FÁBULAS é projeto elaborado pela professora SARA REIS, onde ela incentivou os alunos a buscarem todos os recursos, inclusive na internet para desenvolverem as suas habilidades e competências para as apresentações no final da oficina.Os alunos participaram ativamente e consequentemente levaram pra si o verdadeiro significado de leitura ilustrada e de fábulas.


















Esse foi um dos trabalhos desenvolvido com as três turmas dos 6ºs anos durante o 1º e 2º bimestre.
O desenvolvimento das atividades obedecendo às seguintes seqüências didáticas.
Compreensão da estrutura e objetivo comunicativo do gênero.
Leitura de diversas fábulas tanto em sala de aula, quanto no laboratório de informática objetivando
A assimilação e posterior identificação das características do gênero em estudo.
As atividades escritas e orais de interpretação de diversas fábulas.
Estudo dos significados de alguns provérbios ou ensinamentos das fábulas.
Produção de fábulas pelos alunos a partir de algumas sugestões tanto de títulos, quanto de moral para que os alunos tivessem uma orientação prática que pudesse auxiliá-los de fato no momento da produção
Encerramento do trabalho culminou com a dramatização de algumas fábulas escolhidas pelos alunos que foram estudadas e ensaiadas no decorrer do processo.
Contamos com uma equipe de professores que colaboraram na confecção de adereços para os intérpretes e ornamentação do ambiente para o evento, sem os quais não seria possível dua realização.










O objetivo da OFICINA DE TEATRO, segundo a professora RAIMUNDA ARAÚJO é o de inserir o aluno no MAGNIFICO mundo da interpretação e valorização da linguagem oral,verbal e sobretudo conhecer um novo vocabulário,nova postura e despertar também o interesse pela ARTE CÊNICA.
As oficinas tiveram um resultado bom, embora seja um Projeto Piloto, todavia foi observados pelas professoras que pode ser o caminho para um vislumbre maior..PARABÉNS AS PROFESSORAS e colaboradoras por esta ação..
Eurlene Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário