sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TRILHA ECOLÓGICA



O Projeto foi elaborado e executado pelos alunos do 5º Período de Educação Física do ITPAC sob a coordenação da professora Edla Odebrecht em parceria com a Escola CAIC Jorge Humberto)Camargo(PROJETO COM VIDA) com o objetivo de identificar a importância da conservação do meio ambiente e as consequências do mau uso, desmatamento desordenado, queimadas ilegais e derespeito as reservas legais.
Na oportunidade os alunos receberam orientações de como usufruir do que nos oferta a mãe natureza.Foram várias informações repassadas durante o percurso da trilha inclusive como substituir as árvores que foram derrubadas.
Na verdade as trilhas não visam somente a transmissão de conhecimentos, mas proporcionar atividades que elevam o espirito de equipe e a regular seu próprio comportamento em função de salvaguarda da natureza.Este projeto fomenta o interesse de todos, haja visto a importância para sobrevivência de todos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PROJETO"AGUA E LUZ:USO E ABUSO"



O Planeta está agonizando com tanta falta de respeito.Todos sabem que o desperdício de água e principalmente de energia no Brasil é enorme.A maior parte da eletricidade consumida no país vem da água de grandes represas que agridem não só ao meio ambiente, mas também às populações ribeirinhas que são expulsas de suas terras, berço cultural, familiar além dos sítios arqueológicos que ficarão para sempre submersos.

A necessidade de economizar existe em tempos de aparente tranquilidade e muito mais em tempos de crise.Quando não sai diretamente do bolso, no caso das instituições públicas, o desperdício é ainda maior e vergonhoso , por perpertuar a cultura do "não é meu mesmo pode gastar".

O objetivo principal desse projeto é além da economia em se começar a reverter essa cultura envolvendo todo o corpo de profissionais da escola, incluindo o público que lhe dá sentido de existência:As crianças e adolescentes.A justificativa é exatamente essa mudança cultural e para estimular a participação dos alunos, os líderes receberão ao final do projeto, um brinde e para o restante da sala, será sorteado um outro para cada sala.
As metas a serem alcançadas, serão de economizar 40% de água e 50% de energia no perído de três meses respectivamente.
Os professores autores do projeto, pretendem visitar com uma turma de alunos, a construção da usina hidrelétrica de Estreito-Maranhão, para que os mesmos se empenham na preservação e cuidados com o uso abusivo da àgua e da energia.





Professor:Rosivaldo Maciel

terça-feira, 3 de novembro de 2009

" ALUNO MONITOR'




A escola CAIC realizou durante 03 meses um curso para monitores de laboratório de informática.O mesmo teve um resultado satisfatório apesar do empenho não ser o que esperávamos.Porém para os que fizeram até o final foi um aprendizado para sua vida.Pois poderão trabalhar dentro de qualquer escola de informática com a experiência adquirida.

PROJETO "SORRIA"

O "Projeto Sorria" é um projeto elaborada pela professora de educação física e coordenadora do curso no Instituto Professor Antonio Carlos (ITPAC) Edla Odebrecht, juntamente com os estagiários tem desenvolvido ações de lazer para os alunos da 1ª fase da Educação Integral, motivando-os a brincar sem brigar, a exercitar-se corretamente juntando o lúdico com o real.
Esta parceria tem ajudado muito a escola no que diz respeito a disciplina e aprendizagem.As brincadeiras são diversificadas sem deixá-los apáticos.

PROJETO "CATIVAR"


Este projeto vem sendo desenvolvido pela 1ª Igreja Batista.E as escola CAIC convidou a equipe para que viesse trabalhar com nossos alunos durante uma semana nos três turnos.Pois percebemos que a indisciplina se alastrava de casa para escola e vice versa.Sabemos que a ausência de Deus na vida de qualquer ser humano dá brecha ao inimigo sagaz e destruidor ministrar na vida daqueles que não tem temor a Deus.Foram quatro dias de palestras, louvores e com isso podemos sentir que houve uma melhora no comportamento dos nossos alunos.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA





















Todo dia é dia de se falar sobre racismo, peconceito mais alguns adjetivos que desvalorizam o negro como ser humano.É notório ainda que o preconceito existe em uma sociedade que tem como formação de seu povo A RAÇA NEGRA.Está longe ainda do negro ser respeitado como deve, de ter as oportunidades conquistadas sem deixá-lo para depois.

A escola CAIC vem trabalhando com projetos elaborados por alunos e professores.

A culminância deste projeto se deu em outubro de 2008, mas vale ressaltar que nunca será deixado para trás as ações que deram bons resultados.Foram apresentadas no evento as danças afros, desfile de alunas, painéis com celebridades negras, e obras de arte da artista plástica Marize Macedos, que muito colaborou cedendo suas peças para exposição.


III CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE




A III Conferência do Meio Ambiente teve como pauta a Preservação da Água e suas fontes.


Foi apresentado as propostas envolvendo os quatro elementos da natureza, onde os professores empenharam-se na divulgação e elaboração de projetos que posteriormente foi feito uma seletiva e o elemento água ganhou para que fosse discutido em fórum juntamente com todas as escolas que participaram da conferência.
Houve envolvimento de toda comunidade escolar, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Representante dos Recursos Hídricos, NATURATINS, IBAMA e toda comunidade escolar que estiveram em massa participando e valorizando o evento.
Estes destaques é para lembrar que a escola apesar de suas dificuldades tem se empenhado para que haja uma conscientização maior no meio dos educandos.Neste mesmo periodo foi escolhida a representante da escola para que fosse levada a proposta dos trabalhos que a escola juntamente com alunos e professores elaborou.